Um item obrigatório para quem anda de moto é o capacete, não há muito mais que possamos falar sobre sua importância para a segurança do motoqueiro. Mas o capacete vai muito além da segurança. Se você passa boa parte do seu dia em cima de uma moto, sabe que não adianta escolher qualquer capacete para colocar na cabeça e sair por aí andando. Mesmo que fazer isso esteja de acordo com a lei, há muitos outros fatores importantes na hora da escolha, que vão fazer diferença na sua vida.

Vamos conhecer melhor os tipos de capacete existentes e o seu uso ideal, assim você pode decidir qual é o mais adequado para você.

Capacete aberto

O capacete aberto é o mais comum que vemos nas ruas, geralmente é escolhido por deixar o rosto livre para a respiração, sendo menos pesado e sufocante. Essa característica é ao mesmo tempo um pró e um contra do capacete aberto, já que, justamente por ser aberto, ele se torna menos seguro, deixando o rosto livre para sofrer impacto em caso de acidente. A recomendação para esse tipo de capacete é para os usuários de scooters, que costumam ser mais lentas, usadas dentro da cidade, com menos risco para acidentes graves.

Caso você use motos maiores ou passe muito tempo andando de moto, a recomendação é que escolha um capacete com melhor proteção.

Capacete Escamoteável ou Híbrido

Esse é uma excelente opção para entregadores e pessoas que têm da moto como seu instrumento de trabalho. Além de ter a proteção completa de um capacete tradicional, o escamoteável tem a abertura frontal ampla, levantando a proteção do queixo jundo com o visor. Isso ajuda e muito pessoas que precisam fazer entregas, pois podem respirar melhor a cada parada sem precisar ficando tirando o capacete toda hora.

Capacete Fechado

Se o seu negócio é a estrada, então não há dúvidas de que você precisa de um capacete tradicional, todo fechado, com a melhor proteção possível.

Vamos incluir nessa categoria o Capacete Off-road, ideal para trilhas. O diferencial dele é a possibilidade de encaixar os óculos de proteção, que dá mais visibilidade para terrenos com muita terra.

Detalhes para se atentar na hora da compra

Qualidade: Há muitas variedades de marcas no mercado para você escolher, dentre as mais famosas podemos citar o capacete ls2 que já é bem conhecido aqui no Brasil. Mas a dica aqui é: Verifique sempre se o capacete que você for adquirir tem a certificação do Inmetro, que verifica os mínimos padrões de qualidade. Quando se trata de segurança, nunca é bom se arriscar.

Tamanho: Nunca compre capacetes folgados, pois eles podem escapar em situações mais extremas. Se pensarmos que o capacete vai se moldando conforme a cabeça do usuário conforme o tempo, o ideal é escolher um que fique um pouco justo na hora da compra. Claro, que não precisa estar apertado, para não sentir desconforto durante o uso.

Em resumo, não pense apenas no estilo na hora de escolher o seu capacete, ele vai ser o seu companheiro durante grande parte do dia, e será responsável pela sua segurança e conforto. Uma escolha inteligente, além de salvar a sua vida, vai te trazer praticidade e facilitar o seu dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui