O ano é 2021, e ao que parece, já estamos vivendo dentro de um filme de ficção científica. Hoje, é possível afirmar que a fabricação de criptomoedas, a partir do conforto do seu lar, já é uma realidade. Isso mesmo: por meio de uma combinação de placas gráficas simultâneas, já é viável promover a mineração de criptomoedas, processar transações e gerar bitcoins dentro de casa.

Fundamentalmente, é necessário adquirir uma GPU (unidade de processo gráfico) ou um ASIC, (minerador de circuito integrado específico de aplicativo) ou, ainda, operar por meio da nuvem. Para se ter uma ideia, apenas no mês de março de 2021, por exemplo, o setor de mineração movimentou 1,5 bilhão de dólares, de acordo com dados divulgados pelo The Block Research.

Confira, a seguir, alguns passos e informações mais detalhadas sobre a mineração de criptomoedas:

Como começar na mineração de criptomoedas

A mineração de criptomoedas requer uma GPU especializada, como a Radeon rx 580 por exemplo, ou um minerador de circuito integrado específico de aplicativo (ASIC). Um dos modelos mais procurados no mercado de mineradores, a placa rx 580 pode ser adquirida online por valores que variam entre 500 e 800 dólares. Já um dispositivo ASIC possui um custo bem mais elevado, e não sai por menos de 10 mil dólares. Além disso, ela deve estar conectada a uma conexão de Internet segura e estável, permanentemente. Caso decida empreender nesse meio, também é necessário se tornar membro de um pool de mineração criptográfico online. Basicamente, esses são os primeiros passos para iniciar no universo da mineração de criptomoedas.

Diferentes métodos de mineração

Além dos processos de mineração por meio de placas GPU e circuitos ASIC, há, ainda, a possibilidade de realizá-la em nuvem. Esta terceira opção está se tornando cada vez mais popular no mundo todo, visto que permite que mineradores individuais impulsionem o poder de grandes corporações e instalações dedicadas de mineração de criptografia. Sendo assim, os mineradores individuais conseguem identificar hosts de mineração em nuvem gratuitos e pagos online, e alugar uma plataforma de mineração por um período específico.

Pools de mineração

Os pools de mineração permitem que os mineradores combinem seus recursos tecnológicos de modo a multiplicar as chances de encontrar e extrair blocos em um blockchain (uma espécie de banco de dados que armazena as informações e negociações de bitcoins e outros ativos digitais). Se um pool de mineração for bem-sucedido, a recompensa é distribuída por todo o pool de mineração, em proporção à quantidade de recursos que cada minerador contribuiu para o pool.

Softwares gratuitos

Grande parte dos softwares de mineração de bitcoin gratuitos são compatíveis com quase todos os sistemas operacionais, tais como Windows, Linux e OSX. O programa de mineração de bitcoin também monitora a entrada e saída do blockchain e exibe dados gerais sobre temperatura, taxa de hash – poder computacional da rede -, velocidade do ventilador e velocidade média do minerador.

Veja, abaixo, uma lista de oito softwares gratuitos para minerar bitcoins:

CGMiner

50Miner

EasyMiner

BTCMiner

BitMinter

BFGMiner

CPU Miner

Awesome Miner

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui