Desenhado para jogadores de beisebol japonês, os óculos do modelo juliet da marca norte-americana Oakley viraram um dos maiores ícones da cultura periférica brasileira. Hoje, o sonho de consumo de jovens e crianças é, além de se tornarem rappers ou mcs de funk, possuir um desses óculos de design único e estilo insuperável.
Era 1980 quando os dirigentes da Oakley se solidificaram com umas das principais empresas de artigos esportivos para atletas radicais. Marca presente em pranchas de surf, asa deltas, motocross e muitos outros esportes, a Oakley já era uma realidade, mas só entrou para o mainstream da indústria esportivas em 1990 quando passou a patrocinar grandes astros do esporte mais assistido dos Estados Unidos.
Quando Michael Jordan apareceu nas televisões americanas e do mundo todo usando os recém-criados óculos da marca, a marca instantaneamente se tornou uma febre mundial. Crianças, adolescentes e adultos do mundo todo queriam parecer seus astros favoritos e passaram a ver no design futurista dos óculos da Oakley uma forma de autenticidade e originalidade.
Romeo, o primeiro
O primeiro na linhagem de sucesso dos óculos do modelo Juliet da marca Oakley da família x-metal foi o Romeo, anunciado como uma grande inovação do mercado. Criado a partir de um conjunto de metais e a matéria o, como era designada uma matéria especial usada na confecção dos óculos, ele se tornou um item de desejo de muitos consumidores.
Com hastes de metal ultra resistentes e lentes espelhadas, com cores diversas, ele foi um sucesso rápido. Todo mundo queria seu próprio Oakley para parecer um verdadeiro personagem de um filme de ficção científica. Isso tudo aliado a uma intensa atividade de marketing da empresa que colocava os óculos nos rostos de grandes atletas.
Depois veio a juliet
Mas foi com a criação do modelo juliet, mais simples e adaptável a todos os tipos de rostos, que a Oakley conquistou o mercado mundial. Vale deixar claro que Juliet é um modelo dos óculos, porém, no Brasil, o termo foi acolhido como sinônimo para todos os óculos da família x-metal da Oakley.
Nos filmes, os óculos x-metal foram usados pelo herói com super poderes oculares, o Ciclope em X-Men, além de Tom Cruise, no filme Missão Impossível 2. O sucesso dos óculos foi tanto que um dos maiores jogadores japonês de beisebol, Ichiro Suzuki, passou a usá-los em todos os jogos. Essa paixão pelos óculos da família x-metal levou a empresa a criar um modelo único para o jogador, apelidados de Juliet Ichiro.
No futebol e na música
Recentemente, o astro do futebol mundial, Neymar Jr. passou a ser visto com os óculos modelo Juliet da Oakley antes de entrar nas partidas do PSG. Além dele, cantores e funkeiros no Brasil fizeram do modelo um ícone da periferia, ao criar músicas para os óculos e usarem os óculos em seus clipes, shows e eventos mais importantes.
A verdade é que os óculos da Oakley atingiram um sucesso estrondoso e hoje é possível dizer que eles são, sem dúvidas, maiores que os clássicos ray-ban, um óculos sucesso da geração passada.